Guia

Na primeira visita, entre pelo lado de Sessus Landing/Lost Continent, que é a entrada principal. Isso significa virar à direita à entrada da Islands Of Adventure e ir em sentido contrário ao relógio em volta do parque. Com o enorme castelo a imergir perante nós, com a música a tocar e o vapor do comboio e Hogsmeade à nossa volta ficamos imediatamente com uma ansiedade a fervilhar dentro de nós, por estes magníficos efeitos criados por designers de produção vencedores de Óscares. Os telhados até estão cobertos por uma substância a imitar a neve, criando a falsa sensação de Inverno no calor de mais de 30º, apesar de algumas pessoas acharem isto incomodativo.

O parque não é, no geral, para crianças, especialmente se forem com pais ou irmãos fanáticos pela série. Os livros do Harry Potter, ou mesmo os filmes, não são para crianças, excluindo talvez os primeiros, havendo, por isso, apenas para crianças, no parque, The Flight of the Hippogriff e as lojas Honeydukes, lojas de recordações e (talvez gostem da experiência) o Ollivander’s, portanto, enquanto os mais velhos estarão num turbilhão de emoções nas quais ronda algo entre a impaciência e a excitação, será bastante enervante ouvir constantemente «…tenho fome!», ou «…quero ir ali!» ou ainda coisas como «estou cansado; quero doces; não quero isso; quero ir ali; compra-me isto; vamos além…»; pois os mais pequenos raramente têm “pedalada” para estes parques e não compreendem, devido à idade, a importância que tem para os seus visitantes.

Assim que entramos no parque, os fãs são obviamente os mais abertos à experiência mas, no entanto, os mais críticos, observando cada maravilhoso detalhe e pormenor magnificamente elaborado mas… se a própria J.K. Rowling aprovou, porque não aprovariam os fãs??? Pois, estes ricos detalhes fornecidos por criadores experientes dão-nos a sensação de entrarmos numa verdadeira vila antiquíssima, levando-nos à velha Inglaterra, parando o tempo. É que isto tem uma vantagem sobre os livros ou filmes: além de não termos de imaginar, temos a verdadeira experiência, sem ser através de um ecrã, podendo explorar cada canto e segredo!

É um parque para todos os gostos, quer seja dos filmes, dos livros, de parques temáticos ou mesmo que seja indiferente a Harry Potter, não será capaz de sair maravilhado deste parque, quer seja pela já famosa internacionalmente Cerveja de Manteiga, quer pelos feijões de todos os sabores, ou mesmo devido às montanhas russas ou brinquedos mágicos. No entanto… apesar de maravilhados, é inevitável saírem também cansados, pois o parque não é muito grande e tem poucas atracções para a duração de umas férias normais, pelo que toda a gente faz questão de o visitar num dia. Ora, com a popularidade do Harry Potter, acrescendo a que tem vindo a ter devido ao fim dos seus filmes, incontáveis fãs visitam o parque por dia, quebrando recordes de visitantes. Ora, irão estes fãs visitar o parque para não aproveitar nenhuma das suas diversões? NÃO! Pelo que filas de várias horas em pé, à espera, sem nada para fazer, estão ali, quieta e silenciosamente à sua espera… À medida que vê o Sol a baixar-se, é tentado a “entrar em parafuso”, por não ter visto o parque todo… Existem maneiras de combater isto! Em primeiro lugar, se tiver disponibilidade, evite ir durante períodos de férias americanas, ou mesmo na época em que Harry Potter está mais na moda, durante o lançamento de novos filmes. Depois, planeie cuidadosa e meticulosamente o seu dia, decidindo o que quer ver e aquilo a quer dar prioridade, para o caso de não ver tudo. Em terceiro lugar: mora longe? É a sua única oportunidade de visitar o parque? Compre bilhetes para dois dias, e não stresse, veja as coisas com calma!

Outra dica que poderá ajudar a planear o seu dia: deixe as compras para o fim… Para além de não ter de andar todo o dia carregado com os suas orelhas extensíveis ou snitches voadoras, não terá de se preocupar com o facto de as suas canecas de cerveja de manteiga se partirem ou ainda chegar ao fim do dia e encontrar os seus sapos de chocolate derretidos e os feijões de todos os sabores amassados! Entre nas lojas no início e a meio do dia, sim, mas apenas para ver e comprar algo para consumo próprio no momento!

Para além de a entrada nas lojas ser chata e duradoura, as próprias lojas, por muito mágicas que sejam, não vêm com o feitiço de expansão sendo, apesar de belas, relativamente pequenas; apinhadas com uma multidão, é bastante difícil fazer lá compras… No entanto, as entradas para as montanhas russas, apesar de bastante longas também, estão especialmente preparadas para aguentar bem a espera, sendo um regalo para os olhos as decorações postas pelo caminho, sendo elas próprias mais uma atracção…

A estrutura arquitectónica do parque é também de tirar a respiração, incluindo os mínimos detalhes que Rowling introduz nos seus livros para que estes pareçam tão ferozmente reais. A própria vila parece ter 300 anos, e o rústico Três Vassouras invade-nos com uma sensação de campo incomparável, enquanto de o estilo gótico do castelo leva-nos ao tempo dos reis e rainhas, onde se espera o impossível e os detalhes nele introduzidos são apenas… ah!, não existem palavras que os definam sem usar a repetição!

O castelo de Hogwarts é, definitivamente um dos pontos altos do parque… Os fãs vão simplesmente adorar reconhecer todos os estranhos objectos e livros (um deles mexe-se!!! Ah!) situados no espantoso gabinete do Dumbledore, ficarem de boca aberta ao ver o esqueleto de um dragão pendurado pelo tecto na sala de Defesa Contra As Artes Negras, e ver os curiosos olhos amarelos das Mandrágoras dentro da estufa. Na loja de recordações do Filch existem variadas coisas surpreendentes, como as garrafas de Skele-Grow, o Chapéu Seleccionador, e fantásticas t-shirts. Apesar das maravilhas situadas dentro do castelo, este está, obviamente, à luz das velas, pelo que as fotografias lá dentro tiradas ficam bastante aquém do real e, infelizmente, não é possível captar em fotografia os espantosos movimentos dos personagens dentro dos quadros (eles mexem-se!)

Existe também, dentro do castelo hologramas (?) dos personagens, que dão um discurso ligeiramente diferente a cada multidão, para não falar do espectacular simulador, onde estamos dentro de um jogo de Quidditch.

Tens um amigo longe? Queres fazer inveja ao teu primo, que não pôde ir??? SIMPLES! Vai ao Posto das Corujas, onde poderás enviar uma mensagem com o carimbo de Hogsmeade a quem quiseres! Aqui também podes comprar coisas relacionadas com corujas, além de veres algumas destas criaturas mecânicas. Existem também diários de viagem, cartas, etc que pudemos comprar.

Uma coisa bastante engraçada no parque são os visitantes, que entram realmente no espírito da coisa, vestindo-se propositadamente de alunos da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts; para não falar dos funcionários simpatiquíssimos, que fingem (ou não?) ter sotaque inglês, falando como se todo aquele espaço fosse real, do género: «Tem mais Pygmy Puffs?» «Oh, lamento, mas esgotaram… entretanto já enviámos a nossa coruja a avisar o Departamento de Criaturas Mágicas do Ministério da Magia que necessitamos de os importar para dentro do país.»

AVISO: Se estiveres realmente tentado, é impossível resistir às delícias da Honeydukes que, apesar de te deixarem um sabor delicioso na boca, deixar-te-ão, com aquele clima, em pouco tempo com uma secura na garganta, pelo que irão, então, beber um sumo de abóbora, ou uma cerveja de manteiga, certo? Errado. Estas duas bebidas deixar-vos-ão ainda com mais sede, pois são bastante doces, pelo que é altamente aconselhável levarem garrafas de água. Visto que não sei se é permitido entrar com estas no parque, levem numa bolsa de tiracolo ou do género. Para os pais não se preocuparem: a Cerveja de Manteiga tem 0% de álcool, tendo esse nome apenas pela sua espuma.

Outro problema da lojas, para além de serem pequenas e poucas, é definitivamente o preço… Apesar de este parque ter o objectivo de agradar aos fãs nunca se esqueçam: o maior objectivo tem fins lucrativos, pelo que os preços não parecem muito caros, mas assim que comprarem 20 Sapos de Chocolate, uma varinha, 3 Cervejas de Manteiga, roupa, pins, feijões, postais, etc. verão que a vossa carteira ficou reduzida a pó ou pouco mais…

O problema das lojas e da sobrecarga de gente nestas será, penso eu, resolvido com o tempo, devido às queixas e aos grandes lucros recebidos pela US, lembro que o objectivo é ter mais lucro, pelo que farão uma destas duas coisas, é certo: ou encerrar o parque ou certas zonas para pôr lojas decorativas a funcionar, menos provável; ou demolir um dos outros parques perto deste para fazer uma extensão, criando, possivelmente, a Diagon-All.

As casas de banho… que têm de especial? Nada, pensam vocês… Não podiam estar mais longe da verdade, pois mora lá já uma grande conhecida e grande fã do Harry Potter: a Murta Queixosa assombra a casa de banho das raparigas do parque, ouvindo-se gemidos e assim… Apesar de isto parecer um pouco rude, não deixo de pensar no quão incomodativo será tentar fazer as necessidades com estes sons de barulho de fundo!

Bem, passemos à descrição do parque propriamente dito:

Quando entramos, à nossa direita, veremos o Hogwarts Express, lançando o seu realístico fumo; enquanto à nossa esquerda, têm lugar o Zonkos e Honeydukes. Os fãs param indubitavelmente em frente destas lojas, comendo as vitrinas com os olhos, mostrando uma felicidade que, por palavras, não é possível descrever…

A Zonkos está recheada de brincadeiras mágicas, incluindo preciosidades dos irmãos Weasley tais como Orelhas Extensíveis, Yo-yos gritantes ou aquele maldito telescópio que dá socos! Centenas de caixas coloridas cobrem as paredes, provocando um ataque de felicidade excessiva a qualquer fã!

A Honeydukes é, provavelmente, uma das lojas mais visitadas! Sapos de Chocolate, Caldeirões de Chocolate, crânios de açúcar, Feijões de Todos os Sabores da Bertie Bott… Como é possível resistir? O interior da loja tem apenas uma descrição, à qual não sei se possa dar essa qualificação… DE FAZER CRESCER ÁGUA NA BOCA! Há doces por todo o lado, tanto de Muggles como de feiticeiros, como as varinhas de chocolate, as acid pops, e tantos outros que podia ficar horas a vê-los! Esses doces não estão apenas nas prateleiras… estão no tecto, estão no balcão, estão em todo o lado! A figura que, aparentemente, é mais comum nos sapos de chocolate é o Salazar Slytherin. A Honeydukes tem também, como a Zonkos, um ambiente bastante encantador, tendo a Honeydukes um estilo de antiga loja de doces (como a da Pippi das Meias Altas) e a Zonkos um ambiente brincalhão e divertido.

Também do lado esquerdo, temos O Três Vassouras, cujo interior deixa qualquer um sem palavras… É exactamente como os fãs pensavam, rústico, antigo, bonito e com um toque de elegância. A comida é bastante britânica: peixe e batatas fritas é o mais comum.

Na porta seguinte (ligado, por acaso) está o Cabeça de Javali. É muito mais limpo que o descrito no livro e vende bebidas de todos os tipos, tendo uma própria do bar. Tem uma cabeça de javali mecânica que, de quando em vez, se mexe. A seguir ao Cabeça de Javali encontram-se as casas de banho!

A meio da rua encontra-se um carro de Cerveja de Manteiga, onde esta se pode comprar quente ou fria, sendo a fria, penso eu, um dólar mais cara.

Algumas das lojas da rua, a maioria, penso eu, são falsas, mas têm vitrinas cheias de objectos bastante curiosos, tendo uma delas o vestido que a Hermione usou no baile do 4º filme.

Se continuarmos pela rua, esta levar-nos-á ao castelo de Hogwarts. Apesar de mais pequeno que na realidade (ou na imaginação), com mais de 200m, é realmente algo que vale a pena ver, para além de incorporar o Harry Potter And The Forbidden Journey.É bastante tentador, uma vez dentro do castelo, pedirmos para nos deixarem ali sozinhos, para passar umas boas horas a observar os fantásticos detalhes, as estátuas da Entrada, o Salão, as ampulhetas (Gryffindor a ganhar!), as tapeçarias, os quadros e os objectos do escritório do Dumbledore. Quando vimos o trio, eles oferecem-se para nos dar uma visita guiada, encantando um sofá. No final, passamos à Estufa, onde pudemos ver as Mandrágoras e outras plantas exóticas.

Em seguida, a viagem! Sentamo-nos em assentos de 4 lugares e voamos por diversos lugares, incluindo os campos, o campo de Quidditch, a floresta, com a Aragog que nos tenta envenenar; a Câmara dos Segredos, e um lugar repleto de Dementors (não se preocupem, o Harry salva-nos!) A viagem acaba no Salão, e a saída guia-nos para o Filch’s Emporium of Confiscated Goods, onde pudemos comprar t-shirts, réplicas do filme, frisbees com dentes e um Mapa do Salteador bastante realista. A loja continua com a arquitectura gótica do castelo, com pilares suportando gárgolas.

O Flight Of The Hippogriff é uma montanha-russa familiar, e é à direita do castelo. Não é muito rápida, nem nada que se pareça, mas é bastante engraçada, e temos uma vista linda sobre o parque. Também podemos ver a cabana do Hagrid e um Buckbeak mecânico à entrada da montanha-russa, da qual os carrinhos parecem cestos de vime com a forma de Hipogrifos. Altura mínima: 0,91metros.

OBS: A Cabana do Hagrid era suposto ser mais uma atracção do parque, mas foi exigido ter acesso para cadeira de rodas, coisa que foi recusada por se diferenciar bastante do livro.

Ollivander’s é o local onde há o espectáculo da selecção de varinhas. Cerca de 20 pessoas entram de cada vez, e a fila de espera é imensa. Apesar de ser um espectáculo bastante engraçado, visto que a fila é muito grande, passe directamente à Dervish and Banges, onde também pode comprar uma varinha, apesar de, se não houver fila, é aconselhável entrar na Ollivander’s. Na Dervish and Banges pode também comprar cachecóis, mantos de feiticeiros, de Quidditch e muito mais. No centro há uma gaiola com um grande exemplar de Monster Book Of The Monsters. Pode também comprar a Nimbus 2000 ou a Flecha de Fogo (175€ e 210€, respectivamente).

A última atracção é o Dragon Challenge, uma verdadeira montanha-russa. Com 5 luppings cada e uma velocidade de cerca de 90km/h, temos 2 diferentes montanhas-russas (Hungarian Horntail e Chinese Fireball) contrárias, que por várias vezes quase chocam, falhando por menos de meio metro!!! Com quase 40 metros de altura e descidas de 35m, não é a melhor montanha-russa do Mundo, mas é bastante boa. Se não gostam de montanhas-russas, sugiro que entrem à mesma na fila e voltem atrás mesmo antes da entrada propriamente dita, pois as decorações do caminho são fantásticas! Altura mínima: 1,22metros.

Há, também, mais espectáculos, como o Coro dos Sapos e o espectáculo de Espírito de Equipas do Torneio dos Três Feiticeiros, onde as duas escolas estrangeiras executam os espectáculos executados no 4º filme.

OBS: Um galeão é, aproximadamente, algo entre 5€ a 5,5€. Um galeão são 17 leões, e um leão são 29 knuts. Um galeão são 493 knuts.

OBS: As comidas no parque, ficam algo entre 7€ a 11€ .

Preços do parque: Acesso a um parque, um dia, é cerca de 60,40€, para maiores de 10 anos. De três para 9 anos são cerca de 52,94€. Até três anos é grátis.

Abertura do parque: 9 horas da manhã, aconselhável chegar cerca de meia hora antes, para comprar bilhetes.

Localização do parque: Do aeroporto de Orlando, apanhe a SR-528 Oeste 17,6 Km para I-4 Este, depois guie 3,2 Km para sair pela 75A e siga os sinais para Universal Orlando. No GPS: 6000 Universal Boulevard, Orlando, FL 32819

Dicas: Se escolher ir ao parque por mais que um dia, ou visitar um dos outros parques da UO, fique alojado num dos hotéis da Universal Resort Hotels (Lowes Portofino Bay Hotel; Hard Rock Hotel; Loews Royal Pacific Hotel). Quem ficar alojado nestes hotéis pode ultrapassar as filas normais nos parques temáticos da UO, apenas mostrando um cartão à entrada de cada uma. Não aplicável ao Forbidden Journey. Aos alojados no hotel e também permitida a entrada no parque uma hora antes da sua abertura (08:00 no Verão). Podem também receber as suas comprar feitas no parque directamente no hotel. US – Universal Studios

Dicas: Compra bilhetes online. Não perca tempo nas filas da entrada e compra bilhetes para vários dias, poupando assim 7€ no portão.

Dicas: Espere pela época baixa, a meio de Outubro, para visitar o parque.

Horário do parque: 09:00 até 22:00, no Verão.

Dicas: As horas de menos concentração de visitantes é até às 11:00H e já de noite. Aproveite estas horas de sossego para visitar os locais de maiores filas.

Curiosidade: O parque tem mais de 81 000m2.

Curiosidade: Ao todo, foram criados mais de 600 objectos/alimentos diferentes para o parque.

Importante: Duas das atracções – Forbidden Journey e Dragon Challenge – pedem para pormos tudo o que possuímos, menos o que temos nos bolsos, num cacifo onde cabe uma mala pequena. Estes cacifos têm reconhecimento de impressões digitais e são grátis durante a viagem. Se o quiserem usar durante o dia todo, são 14€.

Dica: Aprenda o nome dos brinquedos, comidas e diversões em inglês, para mais fácil ver o parque e fazer compras.

Nota: Todos os preços neste guia foram convertidos de dólares para euros.

Alguns Preços:

Camisola vermelha Griffindor com cequins - 25,90€
Snitch - 10,50€
Varinha Ollivander – ronda os 20€
Insígnias p/ coser em roupa - 4,90€ cada
Almofada Hedwig 12,50€
Avisiscópio – 10,50€
Cálice de Fogo c/ iluminação – 17,50€
Caneca Hedwig 11,90€
Carimbos de Equipas com cera – 13,30€
Chapéu de coruja 14€
A Voz Delirante – 5€
Postais – 0,40€ cada
Conjunto de 10 carimbos de Hogwarts – 9,10€ cada
Peluche Buckbeak – 15,40€
Peluche Crookshanks – 17,50€
Peluche Fawkes – 17,50€
Boneco Hedwig com som – 21€
Porta chaves de pescoço de Griffindor – 5,60€
Brasão Griffindor – 16,10€
Expecto Patronum T-shirt – 20,30€
Crookshanks/Scabber Pin - 9,10€
Ministério da Magia pin - 7€
Buckbeak pin 9,10€
Fang Pin 6,30€
Flecha de Fogo Pin 7,70€
Pins dragões – 7,70€ cada
Harry/Hedwig pin – 7€
Hedwig pin com asas em movimento – 9,10€
Pins das Equipas (4 total) – 7€
Perfeito de Slytherin Pin – 5,60€
Gryffindor Chaoéu – 15,40€
Snitch pin – 7€
Sapo de Chocolate com Cartão – 7€
Feijões de Todos os Sabores da Bertie Bott – 7€
Sumo de Abóbora – 3,70€
Cerveja de Manteiga com Caneca – 6€
Estojo de Xadrez – 210€ e 280€
Mapa Sateador – 45,50€
T-shirts – à volta de 17,50€
Pygmy Puffs – 8,40€ a 9,10€
Boneco Voldemort – 17,50€
Nimbus 2000 e Flecha de Fogo - 175€ e 210€, respectivamente
Benagala do Malfoy – 70€
Mantos – 70€

Nota: Os preços, no geral, podem ter um valor ligeiramente diferente, quer devido à sua alteração, quer devido às mudanças na conversão dólares-euros.